Zika Virus – Conheça Este Vírus
O Zika Vírus , conhecido também como “Vírus da Zica” ou “Zica Vírus” é um vírus transmitido através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Ele causa a doença conhecida como “zika”.
Normalmente o Zika Vírus não traz muitas complicações ao infectado, porém quando adquirido por gestantes, pode acarretar em microcefalia congênita em bebês.
Muitas pessoas acreditam que o nome “zika” deriva-se do Brasil, porém estão enganadas. Este nome deriva-se da floresta de Zika, na capital de Uganda onde no ano de 1947, o vírus foi isolado pela primeira vez. A primeira documentação escrita do vírus foi feita só em 1964 e desde lá estudiosos trabalham em encontrar os principais sintomas, tratamento e a vacina para o zika.
PUBLICIDADE
Principais Sintomas da Doença
Os sintomas relacionados ao Zika são muito parecidos com os sintomas da Dengue e da Chikungunya, porém é possível diferenciar, sendo assim os principais sintomas, quando apresentados, são dores de cabeça, febre, olhos dolorosos e também vermelhos em alguns casos, coceiras pelo corpo, dor nas articulações e também dores musculares.
Você pode conferir mais detalhes dos sintomas da doença aqui.
Como se prevenir do Zika Vírus?
Como você já deve saber, a muitos anos o Brasil sofre com o vírus da Dengue e todas as pessoas utilizam algumas técnicas de prevenção da doença. As mesmas técnicas são feitas para a prevenção do Zika.
Seriam elas:
- Eliminação de locais onde o mosquito possa crescer (balde de plantas com água parada, caixa d’agua e demais locais onde possa ter água parada);
- Destinar o lixo adequadamente para seus locais apropriados;
- Limpeza frequente de entulhos e restos de construções;
- Limpeza de objetos de alimentação de animais como potes de água e ração;
- Uso de areia em potes com plantas, para que não haja água parada nas beiradas;
- Uso de repelentes corporais.
PUBLICIDADE
Existe alguma vacina feita para o vírus?
Infelizmente até hoje não foi fabricado uma vacina para a infecção do vírus. Por isto é muito importante a prevenção, para reduzir ao máximo a exposição ao Zika vírus, dengue e demais doenças derivadas do vírus Aedes Aegypti.
Em casos onde a pessoa já está infectada, o tratamento padrão é feito com base em dipirona para controlar a febre ou também paracetamol. Assim como remédios para dores corporais. Não é recomendado em caso algum o uso de anti-inflamatórios.
Caso você esteja com alguns dos sintomas apresentados acima, é de extrema importância que você visite seu médico. Caso você tenha dúvidas, visite mesmo assim para comprovar que não é apenas um resfriado comum ou alguma doença mais perigosa relacionada ao vírus Aedes!