Vacina Zika Virus

29/04/2016 | Tratamento

Vacina contra Zika Vírus Ainda Não Existe

Vacina contra Zika Vírus está sendo pesquisada, mas infelizmente, não existe. Até mesmo contra a dengue ainda não existe, encontrando-se em fase de testes clínicos.

O processo de obtenção de uma vacina de Zika Vírus é muito longo e complexo, além de ter que atender vários requisitos e exigências internacionais, todos visando a segurança do produto e de quem eventualmente vier a utilizá-lo.

São procedimentos e testes, clínicos, de dosagem, de comprovação (quando se verifica se são atingidos os objetivos a que se propõe uma vacina) e de acompanhamento (quando se verificam os efeitos adversos de uma vacina).
PUBLICIDADE


Como obter uma vacina?

Por ser um vírus, a vacina contra o Zika Vírus é bem difícil de se obter, pois os vírus têm como característica a mutação constante e o princípio de funcionamento de uma vacina qualquer é justamente imunizar o indivíduo pela exposição a uma forma enfraquecida do microrganismo, fazendo com que o corpo crie resistência àquilo e, quando o indivíduo for exposto novamente à doença o seu sistema imunológico saiba como se defender.

Como ele é mutante, uma vacina contra Zika Vírus tem esse empecilho em seu caminho: como o sistema imunológico vai reconhecer algo que, desde a última vez que ficou exposto, foi modificado. Ao menos é isso que os casos de infecções sucessivas e coinfecção sugerem. É importante ficar sempre de olho no portal saúde, pois periodicamente o portal relata notícia de testes feitos em seres humanos com prováveis vacinas, assim que houver uma conclusão estaremos informando nossos leitores!

A vacina contra Dengue protege contra o Zika Virus?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a pergunta acima e acreditam que a vacina da Dengue pode proteger como doenças como Zika Vírus e Chikungunya. Confira a resposta abaixo oferecida pelo canal Clinica IMEB:

 

Transmissão de várias doenças pelo Aedes Aegypti

Casos em que uma pessoa é infectada pelas três doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, Zika, dengue e chikungunya, demonstram que, desde que sejam vírus diferentes, é possível ser infectado novamente, inviabilizando, ao menos temporariamente, uma vacina contra Zika Vírus.