Teste de Zika Virus

14/03/2016 | Teste

Teste de Zika Vírus – Ainda Não É Confiável

Teste de Zika Vírus ainda está em pesquisa, não havendo ainda nenhum teste rápido que seja confiável.
PUBLICIDADE

O teste de Zika vírus de sorologia existentes, por exemplo, examina a reatividade do sistema imunológico da pessoa. Os testes que existem no mercado vão acusar resultado positivo para anticorpos de outros vírus de mesma natureza: os flavivírus. Como existe um grande número de infectados por dengue e febre amarela, essa exposição no passado pode reagir e acusar erroneamente uma contaminação anterior.

Países como os Estados Unidos se uniram ao Brasil no esforço de desenvolverem uma tecnologia que seja capaz de identificar o vírus de forma rápida e eficaz.

Uma equipe de cientistas norte-americanos trabalha no Brasil, cooperando na busca de um teste de zika vírus que possa detectar a presença do patógeno no sangue de quem foi infectado.

Testes são feitos utilizando o SmartReader, clique para ver em tamanho total. (Fonte: O Dia)

Como é feito o teste de zika vírus?

Atualmente o diagnóstico é feito através dos sintomas, que se manifestam após 10 dias da picada do mosquito.

A fase aguda da doença dura aproximadamente 7 dias e é quando se manifestam os sintomas.

Algumas pessoas são selecionadas pelo Ministério da Saúde para fazerem parte de um grupo de controle e serem submetidas a exames mais aprofundados, que consigam identificar o zika vírus, durante a fase aguda, quando os sintomas ainda se fizerem presentes.

Para essa detecção, faz-se necessário um teste de zika vírus mais específico: o RT-PCR, disponível apenas em centros de pesquisa do Ministério da Saúde, não sendo possível que a população acesse, sendo utilizado somente em casos de mortes relacionadas ao zika vírus.
PUBLICIDADE


Teste do zika vírus – Urgente

Devido ao diagnóstico ser feito de forma sintomática e, portanto, não ser específico, é que se faz urgente encontrar um procedimento mais específico para teste do zika vírus.